Em dia memorável e histórico para um dos setores que mais crescem no Brasil, foi instalada oficialmente na noite desta terça-feira (19), em Brasília, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Defesa e da Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados. A instância que defende o segmento tem o deputado Afonso Hamm (PP-RS) na coordenação e o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) como vice-coordenador. Hamm é agricultor e produtor no Rio Grande do Sul. O parlamentar tem atuação destacada e combativa no setor.

“Nós queremos reduzir a carga tributária do vinho brasileiro, torná-lo competitivo”, explicou o deputado. Ele lembrou que a cadeia produtiva do vinho e da uva está presente em 19 unidades da federação.

O evento reuniu importantes representantes do setor vitivinícola do País, além de deputados e senadores de diversas regiões produtoras. A Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) marcou presença em Brasília. A associação foi representada pelo presidente Claudio Góes na cerimônia de instalação. Ele acabou de assumir a Anprovin. Sua missão é dirigir a associação, ao lado de seus diretores colegiados, no biênio 2024-2025. O presidente anterior, o produtor Murillo de Albuquerque Regina, também esteve presente.

 

Claudio Góes durante a instalação da frente – Foto: Divulgação

 

A presença de diretores da atual e anterior gestão da Anprovin motivou, inclusive, uma reunião de transição para a sequência dos trabalhos.

 

Além de Claudio Góes, a Anprovin esteve presente por meio de seu diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Triaca, e da diretora técnica Aline Rosa, engenheira agrônoma e doutora em Viticultura.

Representantes de diversas vinícolas também estiveram presentes, como a Miolo, Chandon e Salton, entre outras. Entre os associados à Anprovin prestigiaram a instalação da frente as vinícolas Villa Triacca, Estrada Real, Góes, Ercoara, Casa Vítor e Villa Santa Maria.

 

Pedro, Aline e Murillo no evento – Foto: Divulgação

 

Mais de 200 parlamentares aderiram à instalação da Frente parlamentar, dos quais 60, aproximadamente, estiveram presentes no encontro que aconteceu sob a anuência e mobilização da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

 

Antes do evento oficial, diversos produtores brasileiros visitaram o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

 

Alckmin com parlamentares e representantes da vitivinicultura – Foto: Divulgação

 

A cadeia vitivinícola movimenta mais de R$ 5 bilhões na economia brasileira e envolve 70 mil agricultores familiares em 50 mil hectares, de acordo com a coordenação da Frente Parlamentar. São em torno de mil vinícolas que empregam 100 mil pessoas direta ou indiretamente, estima o deputado Afonso Hamm.

 

Palavra do presidente Claudio Góes

“Somos vitivinicultores há muitos anos. Nunca vi um movimento desse aqui em Brasília e em lugar nenhum. É um grande momento”, avaliou o presidente da Anprovin durante a cerimônia de criação da Frente Parlamentar da Defesa e da Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados.

“O Brasil, com todo o respeito, tem a sua base de produção na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Pernambuco, com as safras variadas. Mas temos hoje já a interação com esse meio do Brasil. Essa inovação vem só para contribuir. Não tem nenhuma forma de competição, só de união”, observou Claudio Góes.

Em sua explanação, o presidente reforçou que assumiu recentemente a Anprovin e que recebeu o bastão de Murillo de Albuquerque Regina, considerado um dos “pais” da dupla poda, a técnica que viabiliza a colheita de Inverno. Claudio Góes finalizou sua fala lembrando que os estados que produzem Vinhos de Inverno vieram se somar à força produtora do Sul do País.

 

“O Brasil já é competente no vinho. Agora, precisa ser competitivo. O importante é unir as forças e trabalhar de uma forma alinhada. Todos juntos, pelo bem comum”, ressaltou o presidente Claudio Goes.

 

Evento foi extremamente concorrido em Brasília – Foto: Divulgação

Palavra do deputado deputado Afonso Hamm

O parlamentar que vai liderar a Frente Parlamentar da Defesa e da Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados afirmou se sentir honrado e motivado. “Uma grande honra ser reconduzido à presidência da Frente na gestão 2024/2025, com grandes desafios para tornar a cadeia produtiva da uva e do vinho ainda mais competitiva”, afirmou.

 

“Vamos trabalhar para garantir a redução dos impostos na reforma tributária, que tem prejudicado a concorrência dos nossos produtos, reconhecidos internacionalmente pela qualidade”, defendeu.

 

O deputado salientou ainda que vai tratar sobre o trabalho temporário de colheita da safra. “Assim como em outras culturas, o setor vitivinícola tem buscado atender todas as exigências para contratação e a sustentabilidade das pequenas propriedades”, finalizou.

 

O deputado Afonso Hamm exibe cartaz da Frente no plenário – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicações Relacionadas

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!