Um dos mais respeitados especialistas em vinho do Brasil, o colunista do jornal Valor Econômico, Jorge Lucki, acaba de destacar mais um conteúdo que exalta a força e a qualidade dos Vinhos de Inverno brasileiros. Em sua coluna do último dia 15 de agosto, o renomado crítico tece elogios a rótulos produzidos a partir do sistema da dupla poda, uma técnica que revolucionou as fronteiras da viticultura nacional.
Para elaborar a coluna, Jorge Lucki narra a sua participação em evento da Vitis Lab, comandado por Bianca Veratti, a primeira mulher brasileira a obter o diploma do Wine & Spirits Education Trust (WSET), de Londres.
O colunista conduziu duas sessões dedicadas aos Vinhos da Serra da Mantiqueira e Arredores, dentro da Vitis. Todos os vinhos selecionados na degustação eram de vinícolas que produzem pelo método da dupla poda.
Em comum, quatro delas são associadas da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), ou seja, Maria Maria (Boa Esperança-MG); Sacramentos Vinifer (Sacramento-MG); Guaspari (Espírito Santo do Pinhal-SP) e Estrada Real (Três Corações-MG). Um dos rótulos avaliados era da vinícola boutique Casa Tés, de São Sebastião da Grama (SP).
Na coluna, Lucki destaca que todos os vinhos selecionados “evidenciaram um padrão de qualidade elevado”.
Cada um dos vinhos slecionados na mostra mereceu uma avaliação criteriosa do colunista, com descrição de suas características sensoriais, sua personalidade e os prêmios e menções por ele recebidos.

No conteúdo do jornal Valor Econômico, os Vinhos de Inverno são apresentados de forma extremamente elogiosa, reforçando a sua ótima avaliação nos cenários nacional e intenacional. Num dos trechos da coluna, Jorge Lucki lembra que a dupla poda consiste em “adaptar o ciclo da videira às condições climáticas do Outono e Inverno, período maiss seco e estável na região” Sudeste.
Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Lucki consolidou sua formação em vinho na Academie du Vin de Paris.
Além de colunista do jornal Valor Econômico, Lucki é consultor de livros sobre vinhos traduzidos no Brasil e coautor do guia “Descorchados América do Sul”. Por muitos anos foi uma voz conhecida na rádio CBN.


