A Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) acaba de anunciar a seus associados a conquista do maior e mais completo laboratório do vinho no Brasil. Trata-se de um megacomplexo para análise físico-química disponível para a cadeia vitivinícola. A construção do laboratório, que ficará em Brasília, será possível em razão do apoio dado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que atendeu pleito da Anprovin para esta iniciativa.
O investimento, estimado em R$ 2 milhões por meio de verba não-reembolsável e dedicada integralmente a pesquisa e desenvolvimento, foi sacramentado durante visita do presidente da ABDI, Ricardo Capelli à Expovitis Brasil 2024, primeira feira de Enologia, Vitivinicultura e Enoturismo do Brasil, evento que ocorre simultaneamente ao 3º Festival de Vinhos de Inverno da Anprovin.
Ricardo Cappelli participou da cerimônia de abertura da feira, reforçando o compromisso da ABDI com o avanço do setor vitivinícola e com o desenvovimento do agro. A agência, inclusive, é a patrocinadora oficial da feira e está presente no evento com um estande onde destaca as tecnologias de ponta e as inovações na agricultura. A ideia da ABDI é apoiar e promover o agro de precisão para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos.
É o chamado Agro 4.0.
A construção do maior laboratório do vinho no País foi celebrada por toda a diretoria da Anprovin. Para o presidente Claudio Góes, o momento dos Vinhos de Inverno é singular. “Estamos fazendo um grande sucesso na Expovitis em Brasília, mostrando a força da vitivinicultura nacional e a diversidade dos nossos terroirs. Durante a feira, conquistamos o apoio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), que vai investir na construção de um laboratório para análise de vinhos”, celebrou o presidente da associação.
O diretor de marketing da Anprovin, Valério Marega Jr, reforçou a conquista. “O laboratório ficará em Brasília em nome da Anprovin à disposição de nossos associados para todo e qualquer tipo de análise possível a serem feitas em toda a cadeia vitivinicola”, pontuou.

Ricardo Capelli durante anúncio na Expovitis Brasil 2024 – Foto: ABDI/Divulgação
Durante visita à Expovitis Brasil, o presidente da ABDI também destacou que a construção do laboratório de certificação vai simplificar a logística dos produtores, qualificar a produção e reduzir custos.
Este pedido foi externado ao governo federal, de forma objetiva, pelo produtor Ronaldo Triacca, em encontro este mês em Brasília. Ricardo Capelli lembrou da reunião em sua fala na Expovitis. “Eles relataram que o único laboratório que certifica a qualidade do vinho fica no Sul. Não é possível para um país do tamanho do Brasil”, consentiu.
O ex-presidente da Anprovin, Murillo de Albuquerque Regia, considerado o pai da dupla poda e um dos pioneiros nesta longa caminhada dos Vinhos de Inverno, fez questão de enviar o seu recado. “Espetáculo. Eu presenciei o momento em que o presidente da ABDI anunciou a liberação dos recursos para o laboratório. Meus parabéns à diretoria da Anprovin”, destacou Murillo.
Momento histórico
O diretor de marketing Valério Marega Jr reforça que essa conquista consolida o caminho dos Vinhos de Inverno para a sua total entrada no ambiente 4.0 “Teremos vinhos analisados de forma responsável e criteriosa. E isso agora será possível através de equipamentos como o Winescan, Cromatrófago e Oescan, entre outros”, elogiou.
“Nenhuma associação ou entidade parecida do setor detém tal tecnologia. Um passo megaimportante para nossa associação e nossos vinhos”, continuou o diretor de marketing. “Parabéns a Ronaldo Triacca e Claudio Góes e à toda a diretoria atual por ter acreditado que somente através de investimento maciço em tecnologia levaremos nossos produtos a patamares superiores”, finalizou.
Também enviaram felicitações os produtores Marco Carbonari, Wander Oliveira e José Maria Fialho Teixeira.

Ricardo Capelli e Ronaldo Triacca durante encontro em Brasília – Foto: ABDI/Divulgação