A Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) fechou mais um ano de grandes realizações no setor vitícola. Ao longo de 2022, a entidade deu início a um ambicioso e detalhado projeto de certificação sensorial, que conta com o apoio de profissionais técnicos, com experiência em Vinhos de Inverno, e com reputação no segmento da viticultura. O projeto integra uma das etapas inerentes à vocação da Anprovin, que é dar suporte aos viticultores e ajudar na qualificação dos produtos antes da chegada ao mercado.

Ao longo do segundo semestre de 2022, novos produtores vieram somar à força da Anprovin. As vinícolas que passaram a fazer parte da associação após julho do ano passado são as seguintes: Alma Gerais (Bom Sucesso/MG); Brasília (Distrito Federal/DF); Castanho (Jundiaí/SP); Obstinado (Jacutinga/MG); Quartetto (Águas Lindas/GO); e Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos (Distrito Federal/DF). Um sexto produtor já fez a adesão oficial em 2022, mas ainda está se organizando para consolidar sua marca. É a 41ª vinícola associada, mas seu nome ainda não foi divulgado.

Para a diretoria da associação, esse movimento contínuo de adesão de novos produtores mostra o papel importante que a Anprovin está realizando, o que reforça a confiança que vem sendo depositada nas estratégias de expansão e na organização do setor. “Tenho percebido que o universo dos Vinhos de Inverno tem se fortalecido cada vez mais. É uma satisfação muito grande ver a evolução do setor e observar como a profissionalização e a qualificação fazem diferença nos negócios de nossos associados”, ressalta o gerente-executivo Matheus Cassimiro.

 

Com os 41 associados, os Vinhos de Inverno estão representados em 30 municípios brasileiros, de seis estados da federação.

De acordo com o gerente-executivo da associação, Matheus Cassimiro, todos os produtores associados somam aproximadamente 1,2 milhão de pés de uva plantados em suas propriedades, o que equivale a uma produção anual de 888 mil toneladas de uva colhidas em 318 hectares. Isso resulta em 488 mil litros de vinho ou 651 mil garrafas de 750ml.

A radiografia por região

O plantio das uvas que resultam em Vinhos de Inverno dos associados está distribuído, percentualmente, da seguinte forma pelos estados: 51% (MG), 21,3% (SP), 19,1% (BA), 6,8% (DF), 1,7% (GO) e 1% (MT). Em Minas Gerais, há Vinhos de Inverno sendo produzidos nas seguintes cidades com vinícolas associadas à Anprovin: Andradas, Boa Esperança, Bom Sucesso, Ijaci, Jacutinga, Patos de Minas, Ritápolis, Sacramento, Santana dos Montes, Santo Antônio do Amparo, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Mata, São Sebastião do Paraíso, Senador José Bento, Três Corações e Uberaba.

Em São Paulo, os produtores associados têm propriedade em Amparo, Cunha, Espírito Santo do Pinhal, Itaí, Itobi, Jundiaí, Louveira, Ribeirão Preto, São Bento do Sapucaí e São Roque.

Em Goiás, as vinícolas estão em terras de Águas Lindas de Goiás e Nazário, na Bahia (Chapada Diamantina e Mucugê), Mato Grosso (Chapada dos Guimarães) e no Planalto Central, em Brasília (DF).

Dos cultivares, a uva mais plantada, de forma disparada, é a Syrah (38,4%), seguida da Sauvignon Blanc (16,7), Cabernet Sauvignon (11,4%) e Cabernet Franc (10,5%).

CONFIRA AS VINÍCOLAS QUE FAZEM PARTE DA ASSOCIAÇÃO

Elas podem ser visualizadas aqui na página oficial do site da Anprovin ou abaixo, individualmente

Alma Gerais (Bom Sucesso/MG)

Alma Galiza (São Roque/SP)

Alma Mineira (Senador José Bento/MG)

Amana (Espírito Santo do Pinhal/SP)

Arpuro (Uberaba/MG)

Areia Branca (Amparo/SP)

Bárbara Eliodora (São Gonçalo do Sapucaí/MG)

Vinícola Brasília (Distrito Federal/DF)

Casa Bruxel (Patos de Minas/MG)

Casa Geraldo (Andradas/MG)

Casa Moura (Nazário/GO)

Casa Rodrigo (São João da Mata/MG)

Casa Soncini (Itaí/SP)

Casa Verrone (Itobi/SP)

Castanho (Jundaí/SP)

Cave das Vertentes (Santo Antonio do Amparo/MG)

Davo (São Gonçalo do Sapucaí/MG)

Epamig (Caldas/MG)

Estrada Real (Três Corações/MG)

Fazenda Santa Rita (Amparo/SP)

Góes (São Roque/SP)

Locanda do Vale (Chapada dos Guimarães/MT)

Maria Maria (Boa Esperança/MG)

Mil Vidas (Ritápolis/MG)

Obstinado (Jacutinga/MG)

Quartetto (Águas Lindas/GO)

Raízes do Baú (São Bento do Sapucaí/SP)

Rastelli Vineyards (Jacutinga/MG)

Rio Manso (Jacutinga/MG)

Sacramentos’s Vinifer (Sacramento/MG)

Stella Valentino (Andradas/MG)

Tenuta Giarolla (Ijaci/MG)

Terras Altas (Ribeirão Preto/SP)

Terras de Carvalho (Jacutinga/MG)

UVVA (Mucugê/BA)

Villa Santa Maria (São Bento do Sapucaí/SP)

Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos (Distrito Federal/DF)

Vinhos Micheletto (Louveira/SP)

Vinícola dos Montes (Santana dos Montes/MG)

1300 Estate (Cunha/SP)

Certificação

O projeto de certificação sensorial, em andamento, é uma das fases de um longo e minucioso processo. A primeira consistiu na autenticação do vinhedo. Representantes da Anprovin visitaram as propriedades para conferir a demarcação dos parreirais. Com o auxílio de um GPS (Sistema de Posicionamento Global), coletaram dados essenciais como altitude, latitude e longitude. É o chamado georreferenciamento da área. Todas as quadras onde o associado produz as uvas são medidas e conferidas. Uma estimativa de produção também é feita.

A Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin) coloca-se ao lado da vitivinicultura nacional para ajudar na qualificação e na certificação dos produtos de seus associados e na promoção do enoturismo brasileiro.

QRCode

Após as etapas iniciais, a certificação de parâmetros analíticos e a certificação de parâmetros sensoriais, a Anprovin está enviando o selo de Vinho de Inverno ao produtor. Esse selo será colocado no canto superior direito da garrafa, no processo de envazamento do rótulo.

Algumas vinícolas já estão exibindo, com orgulho, essa certificação. O processo é executado pelas áreas de Comunicação e TI da Anprovin, sob a coordenação da enóloga Isabela Peregrino e da gerência executiva.

O produtor associado, assim que todas as infromações forem checadas e aprovadas, também receberá o QRCode. Essa imagem abriga a ficha técnica do vinho e poderá ser lida pelo consumidor final quando ele adquirir a garrafa de vinho. Basta ele apontar o seu celular para a imagem. O selo ficará no contrarrótulo.

Publicações Relacionadas

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!