Uma reportagem da EP Agro, braço jornalístico do grupo EPTV voltado ao agronegócio, acaba de levar a milhares de seus telespectadores a história da dupla poda e o ótimo momento dos Vinhos de Inverno no Brasil. O conteúdo produzido pelo repórter Marcelo Ferri abordou a tecnologia desenvolvida e potencializada pela EPAMIG por meio dos estudos e esforços do pesquisador Murillo de Albuquerque Regina, atual presidente da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), e de outros colegas do segmento da viticultura.

 

A produção salientou que a técnica “tem permitido a produção de vinhos finos na região Sudeste e em outras vinícolas em todo o Brasil”, com reconhecimento nacional e internacional.

 

Para a elaboração da reportagem, a EP Agro entrevistou o produtor de vinhos finos da cidade de Ituverava, Luiz Roberto Lorenzato, o técnico agropecuário Jonathan Galdino, o coordenador de enoturismo Paulo Henrique Vitor, a pesquisadora da Epamig, Cláudia Souza, e o gerente-executivo da Anprovin, Matheus Cassimiro.

O conteúdo exibido na programação da afiliada da Globo, incluindo as suas plataformas digitais, tem 10 minutos de duração. A reportagem enfatiza que a dupla poda “revolucionou” a produção de vinhos no Sudeste, e segue impactando de forma robusta a economia, os empregos e o enoturismo.

A partir do minuto 3’45, o jornalista passa a falar da Anprovin. O repórter lembra que a associação reúne 44 associados, localizados em 31 municípios brasileiros, de seis estados. Veja o vídeo clicando no link abaixo:

 

https://globoplay.globo.com/v/12046881/

 

A reportagem dá visibilidade ao selo de certificação, que atesta as etapas que o vinho passou conforme as exigências da produção de Vinho de Inverno, orientadas pela Anprovin. “Essa certificação indica que o produtor segue todas as normas exigidas e regidas por nosso estatuto. Esse selo atesta que aquele é um legítimo vinho de Inverno”. encerra Matheus Cassimiro.

O jornalista fez, inclusive, a leitura do QRCode com o celular, mostrando as informações técnicas disponibilizadas no site da Anprovin.

Publicações Relacionadas

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!