O colunista Jorge Lucki, do jornal Valor Econômico, é um dos nomes mais respeitados no mundo do vinho e é considerado uma autoridade no assunto. Sua reputação é inquestionável. E, mais uma vez, o colunista e escritor voltou as suas atenções para os Vinhos de Inverno. Sua coluna do último dia 8 de agosto destacou a força da produção vitivinícola e do enoturismo na região de Espírito Santo do Pinhal, na Mantiqueira paulista.

 

Jorge exaltou o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade paulista e de seu entorno tendo como mola propulsora a vitivinicultura.

 

A coluna do Valor Econômico destacou o papel pioneiro da dupla poda, resgatou a história e o protagonismo da Epamig e do produtor Murillo de Albuquerque Regina e contextualizou a importância da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) como referência para o avanço do setor.

Na coluna, Jorge Lucki lembrou que a Anprovin reúne aproxidamente 50 vinícolas associadas, espalhadas por regiões do País (Sudeste, Centro-Oeste e Chapada Diamantina). Citou ainda que o polo de Espírito Santo do Pinhal concentra 34 vinícolas, número que aumenta para 60 quando se avança para a Mantiqueira mineira.

 

Masterclass com Murillo de Albuquerque Regina e Sérgio Bruxo – Foto: Divulgação

 

Festival em Pinhal

O conteúdo publicado pelo Valor Econômico trouxe relatos  do 1º Festival de Inverno de Vinhos, Café e Gastronomia que ocorreu no final de julho em Espírito Santo do Pinhal. O evento ofereceu experiências valiosas, com uma rica exposição de produtos da região, incluindo vinícolas, cafeterias e alta gastronomia.

 

O festival contou com Masterclass com especialistas renomados, incluindo Jorge Lucki, Murillo e o sommelier Sérgio Bruxo, entre outros.

 

Várias vinícolas associadas à Anprovin participaram do festival.

 

Jorge Lucki

Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Lucki consolidou sua formação em vinho na Academie du Vin de Paris. Além de colunista do jornal Valor Econômico e das revistas Valor Investe e Prazeres da Mesa, Lucki é consultor de livros sobre vinhos traduzidos no Brasil e coautor do guia “Descorchados América do Sul”.

Por muitos anos foi uma voz conhecida no rádio. Ele tinha, até este ano, uma coluna na CBN, intitulada Momento do Brinde.

 

Publicações Relacionadas

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!