Um dos principais jornais brasileiros dedicou uma página de sua versão impressa e digital no último domingo, dia 5 de maio, em sua editoria de Economia, à produção de vinhos finos no estado de Minas Gerais. A reportagem do jornal O Globo trouxe detalhes da grande expansão de vinícolas em território mineiro, um crescimento com impacto direto na geração de renda e emprego, no desenvolvimento de novas regiões produtoras e, em especial, na qualidade dos produtos.
O texto exalta Minas como um dos pilares desse novo eldorado vitivinícola nacional.
Para a produção da reportagem especial, O Globo narrou a história e as novidades de duas vinícolas ligadas à Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin): a Sacramento’s Vinifer, na Serra da Canastra, e a Stella Valentino, em Andradas.
O conteúdo editorial cita valores de faturamento e dados de produção dos dois complexos, além de salientar informações do segmento dos Vinhos de Inverno. A reportagem valoriza a técnica da dupla poda, recorda o papel essencial do pesquisador e produtor Murillo de Albuquerque Regina e reforça que Minas já tem uma excelente combinação para o item que é a sua marca registrada: depois do queijo, agora o vinho.
Os porta-vozes das vinícolas foram José Procópio Stella e Jorgito Donadelli. O Globo frisou na reportagem que o número de produtores de rótulos finos em território mineiro saltou de 21 para 90 em três anos.
O plantio das uvas que se transformam em Vinhos de Inverno categoria superior está distribuído, percentualmente, da seguinte forma pelos estados, de acordo com dados da Anprovin: 51% (MG), 21,3% (SP), 19,1% (BA), 6,8% (DF), 1,7% (GO) e 1% (MT). Os dados referem-se exclusivamente à produção das vinícolas que estão associadas à Anprovin.