As vinícolas que produzem o Vinho de Inverno, como são os associados da Anprovin, se mobilizaram nas últimas semanas para a colheita de suas variedades nas regiões produtoras. Por conta do ciclo das videiras, a colheita historicamente ocorre nos meses de julho e agosto.
A vindima das vinícolas que trabalham com a tecnologia da dupla poda não passou despercebida pela Revista Wine, uma das mais prestigiadas publicações do segmento. Mais uma vez, a Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno foi destaque na publicação. A última vez que a associação havia sido tema de reportagem foi em março deste ano, com um conteúdo institucional.
Na ocasião, a reportagem reforçou o papel da Anprovin como um dos pilares de apoio à vitivinicultura, valorizando e ajudando a impulsionar o agro.
Um mês antes, em fevereiro de 2024, a revista já havia destacado a formação da Wines of São Paulo, uma união de empreendimentos cujo objetivo essencial é trabalhar no fomento de vinhos premium produzidos no estado, especialmente os obtidos por meio da técnica da dupla poda.
Desta vez, na edição de 2024, a Revista Wine mostrou exemplos de colheita de Inverno, citando três associadas: a recém-chegada Vinícola Maturano, de Teresópolis (Rio), a Vinícola Brasília (DF), inaugurada em junho, e a UVVA, em Mucugê, na Chapada Diamantina (Bahia).
A reportagem da revista Wine lembrou também o protagonismo do pesquisador e produtor Murillo de Albuquerque Regina, citou números da produção de Vinhos de Inverno e relacionou algumas das mais de 50 associadas à Anprovin.
Associados
A associação é um dos pilares do agro na viticultura. Ela representa mais de vinícolas associadas. Esses produtores somam aproximadamente 1,2 milhão de pés de uva plantados em suas propriedades, o que equivale a uma produção anual de 1 milhão de garrafas, aproximadamente, número que deverá triplicar nos próximos três anos.
O plantio das uvas que se transformam em Vinhos de Inverno categoria superior está distribuído em oito regiões produtoras: MG, SP, BA, DF, GO, RJ, MT e MS. Os dados referem-se exclusivamente à produção das vinícolas que estão associadas à Anprovin.
Essa história segue emocionando os apaixonados pelo vinho.
Se depender da Anprovin, os capítulos seguintes serão de muita vitalidade e boas notícias, um processo contínuo que transformou os Vinhos de Inverno num segmento singular e de muita personalidade.