As condições climáticas do Planalto Central proporcionam boas situações para o cultivo das uvas vitiviníferas, considerando obviamente o uso de técnicas adequadas e o conhecimento dos produtores. E é dessa forma que o Planalto Central passou a ganhar protagonismo na cena do vinho brasileiro.

Neste sentido, mais uma reportagem de destaque e abrangência nacional aponta esse ótimo momento do setor no cerrado brasileiro. O SBT Brasil acaba de veicular na TV e de publicar em suas plataformas digitais conteúdo expressivo sobre os Vinhos de Inverno.

A reportagem explicou que um dos segredos é a condição climática da região. Situada no Centro-Oeste brasileiro, Brasília e seus arredores possuem duas estações bem definidas, um Verão chuvoso e um Inverno seco. A temperatura média de Brasília varia entre 13ºC e 28ºC.

Essa grande amplitude térmica ocorre devido à altitude da região, que pode chegar a 1300m acima do nível do mar. As chuvas concentram-se entre outubro e abril, período em que há maior precipitação no Centro-Oeste do Brasil. Entretanto, pode haver períodos de três a cinco meses sem cair uma gota d’água na região.

 

Com grande amplitude e clima ameno por causa da altitude, o cenário da uva e do vinho foi desenhado com cores de eficiência.

 

Na reportagem, o papel da Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) é destacado, com a lembrança de que hoje já são mais de 50 vinícolas associadas, espalhadas pelo Sudeste, Centro-Oeste e Chapada Diamantina. O SBT Brasil menciona ainda a produção anual estimada de 1 milhão de garrafas por ano entre os seus associados, com forte potencial para alcançar em breve os 3 milhões de garrafas anuais.

Um dos entrevistados pela reportagem é o produtor e diretor de Relações Institucionais da Anprovin, Ronaldo Triacca. Confira:

 

Publicações Relacionadas

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!