Um dia histórico, que marcará para sempre os rumos dos Vinhos de Inverno no Brasil. É com essa sensação que os associados da Anprovin deixaram a Assembleia Geral Ordinária realizada na sexta-feira, dia 28 de março, no complexo enogastronômico da Vinícola Góes, em São Roque, Interior de São Paulo. A presença recorde dos produtores renovou a certeza da diretoria de que a associação está no caminho certo e que a união de todos é a melhor atitude diante dos desafios e oportunidades que se apresentam.

“As soluções coletivas e a nossa união, com certeza, são as condutas que vão nos ajudar no desenvolvimento de nosso setor e no fortalecimento dos Vinhos de Inverno”, afirmou o presidente da Anprovin, Claudio Góes, durante a assembleia.

 

Temas importantes foram discutidos, como o processo de certificação e a necessária adoção do selo de autenticidade nos vinhos produzidos pelos associados.

 

A assembleia contou com a presença física de 40 representantes dos associados entre os 51 que fazem parte da Anprovin. Os demais produtores acompanharam e deliberaram os assuntos de forma on-line. A assembleia foi transmitida ao vivo no canal do YouTube da Anprovin. Para isso, foi criada uma sala especial e o link compartilhado com os associados. Toda a assembleia teve duração de 3h48min e pode ser conferida na íntegra abaixo.

 

 

Toda a diretoria da Anprovin estava presente: Diretor Presidente Claudio Góes (Vinícola Góes); Diretor Administrativo Eduardo Junqueira (Vinícola Maria Maria); Diretora Técnica Aline Rosa, engenheira agrônoma e doutora em Viticultura (Vinícola Estrada Real); Diretor de Marketing Valério Marega (Vinícola Arpuro); Diretor Financeiro Ricardo Baldo (Vinícola Terras Altas) e Diretor de Relações Institucionais Ronaldo Triacca (Vinícola Villa Triacca).

Cláudio Góes e o gerente-executivo Marcelo Grespan conduziram os trabalhos. Durante o encontro, foram apresentados dados do segmento e o balanço financeiro de 2024, além de reflexões e convites formulados por outros produtores e associados.

 

Sob o lindo pôr-do-sol de São Roque, os diretores da Anprovin celebram o sucesso da assembleia na Vinícola Góes – Foto: Divulgação

 

O diretor de marketing, Valério Marega, apresentou uma radiografia do segmento dos Vinhos de Inverno, detalhando alguns dados importantes. A Anprovin tem hoje 51 associados que produzem vinhos finos seguindo os padrões técnicos da associação. Ao todo, são 450 hectares de área plantada com vinhedos de Inverno em seis regiões produtoras (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Distrito Federal).

 

A produção estimada anual destes associados é de 1,2 milhão de garrafas/ano, podendo chegar a 3 milhões nos próximos anos.

 

Além de produtores que têm a vitivinicultura como pilar econômico de suas operações, os Vinhos de Inverno hoje no Brasil agregam empresários de outros setores estratégicos, como ferrovia, logística, transporte, tecnologia, energia, agroindústria e mercado financeiro. Marega acredita que o investimento global de todos os associados no setor dos Vinhos de Inverno chegue à casa de R$ 1 bilhão.

Produtores posam para foto logo após o encerramento da Assembleia Geral Ordinária, ocorrida na Vinícola Góes: troca de ideias e de experiências – Foto: Divulgação

 

Além de importantes assuntos deliberados e projetos definidos, a assembleia ratificou o projeto de construção do Laboratório de Certificação de Vinho, a ser construído em Brasília, com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao governo federal. Os associados aprovaram o item que define a abertura de uma filial da Anprovin em Brasília para a gestão do laboratório, que estará disponível para os produtores de Vinhos de Inverno e demais viticultores brasileiros.

 

O projeto vai transformar o laboratório no mais moderno espaço de análise e certificação do vinho no Brasil.

 

A assembleia foi encerrada com uma palestra do consultor e especialista Diego Bertolini. Ele traçou um panorama do segmento dos Vinhos de Inverno, deu uma ideia estratégica de como está o mercado mundial e incentivou os associados a persistirem no projeto e a se manterem unidos. “Uma andorinha só não faz Verão. Sigam juntos. Participem de feiras e eventos. Isso faz toda a diferença”, aconselhou o palestrante.

 

O palestrante Diego Bertolini: “Uma andorinha só não faz Verão” – Foto: Divulgação

Elogios dos associados

A repercussão do encontro foi extremamente positiva entre os associados. Vários deles externaram a satisfação e o orgulho do momento vivenciado entre os pares. O produtor Marcelo Maturano, da Vinícola Maturano, de Teresópolis, no Rio de Janeiro, elogiou o evento. “Gostaria de parabenizar todos os senhores da Anprovin e a família Góes pela recepção. O encontro e a interação de todos foram fantásticos! Tive a oportunidade de conhecer diversos novos colegas do setor. De fato, esta é a primeira associação da qual participo que possui um propósito real e engajamento efetivo!”, destacou Marcelo Maturano.

O produtor José Maria Teixeira, da Vinícola Estância Chrysiana, de Três Corações (MG), foi na mesma linha. “Parabéns presidente pelo belo encontro! Acompanhei toda a assembleia de forma on-line, e acho que ficou clara a importância de promovermos a marca ‘Vinhos de Inverno'”, afirmou o empresário.

 

Jairo Rocha, da Quartetto, de Águas Lindas, em Goiás, expressou entusiasmo.

 

“Meus amigos, que dia para ficar na história! Em nome do Quartetto Vinhos e Vinhedos, só tenho a agradecer à Vinícola Góes pela recepção impecável e, em especial, ao Cláudio Góes, nosso presidente da Anprovin, por liderar com maestria uma assembleia tão significativa para o futuro dos Vinhos de Inverno”, agradeceu.

“O que vivemos hoje reforça que a união dos produtores é o caminho para consolidarmos ainda mais nossa identidade e conquistarmos novos mercados. Precisamos manter esse ritmo e já pensarmos em um novo encontro para darmos continuidade a esse grande movimento”, finalizou Jairo Rocha.

 

Marco Carbonari, da Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP), e Giovani Machado, da Vinícola Obstinado, de Jacutinga (MG), também agradeceram a recepção da Góes e elogiaram a mobilização dos associados em torno da assembleia.

 

“Parabéns à família Góes e a todos os colaboradores pela recepção, foi uma super reunião, além da força, da amizade e união que temos nesse grupo!”, concluiu Carlos Geraldo Marcon, da Vinícola Casa Geraldo, de Andradas (MG).

Publicações Relacionadas

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!