Pela primeira vez em sua história, a Avaliação Nacional de Vinhos incluiu no regulamento os Vinhos de Inverno, resultantes da técnica da dupla poda. A novidade está sendo divulgada pelos canais oficiais do concurso e pela mídia especializada. Trata-se do reconhecimento da Associação Brasileira de Enologia (ABE) às novas fronteiras vitícolas nacionais. O anúncio foi celebrado com bastante entusiasmo pela direção da Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) e pelos proprietários, enólogos e funcionários das 35 vinícolas associadas à entidade.

No material oficial divulgado em sites, blogs e redes sociais, a ABE informa que a grande mudança da 30ª edição do concurso está na Categoria 6, dos Vinhos Tintos, que era dividida em dois grupos: A dos Tintos Varietais e B dos Tintos de Corte.

Agora, informa a ABE, cada grupo passa a ter dois sub-grupos: o dos Vinhos de Colheita 2022 e o dos Vinhos de Colheita 2021, desde que a partir de junho do mesmo ano. A ABE reforça: “são vinhos elaborados com uvas de regiões tropicais ou obtidas através do sistema de dupla poda”. Isso signfica que a partir deste ano, vinícolas que estão localizadas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, onde foi adotado a colheita de Inverno ou dupla poda, poderão inscrever amostras da vindima de 2021.

 

O presidente da ABE, o enólogo André Gasperin, explica que esta alteração vem ao encontro dos anseios da entidade de poder avaliar a representatividade do vinho brasileiro de todas as regiões produtoras.

 

“A Avaliação se tornou o verdadeiro termômetro da produção nacional, servindo, inclusive, de ferramenta para novos investimentos, apontando tendências, mostrando resultados. E nós, enólogos do Brasil, temos o dever de acompanhar tudo isso e se adaptar ao mercado, que muda constantemente. Discutimos cada situação nos mínimos detalhes do ponto de vista técnico e entendemos que diante deste novo formato, vinícolas de todo o País podem participar desta que é a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. O Brasil vitivinícola ampliou suas fronteiras e toda essa representatividade precisa estar na Avaliação”, destaca.

A Avaliação Nacional dos Vinhos é considerada o mais importante momento do vinho brasileiro. Depois de dois anos no modelo virtual, em razão da pandemia da Covid-19, o evento volta a ser presencial.

 

 

Regulamento 

As vinícolas que desejam participar do concurso devem inscreverm suas amostras da Safra 2022, que serão avaliadas às cegas por um corpo técnico durante o mês de setembro. O resultado será apresentado ao vivo em evento presencial e pelo canal da ABE no YouTube no dia 5 de novembro. O público deverá aguardar a abertura da venda dos ingressos e dos kits, que deverá ocorrer a partir do dia 30 de agosto. A venda será através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/

 

Para brindar essse momento e a trajetória que começou em 1992, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) lançou uma campanha (veja um dos vídeos acima) comemorativa à 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022, mostrando como o evento ajudou, com paixão e arte, a construir o cenário, a cultura e o próprio vinho brasileiro ao longo deste tempo.

 

A lista

Confira a lista das 35 vinícolas associadas à Anprovin que produzem Vinhos de Inverno ou já iniciaram o plantio para utilizar a técnica da dupla poda:

 

Alma Galiza

Alma Mineira

Amana

Arpuro

Areia Branca

Bárbara Eliodora

Casa Bruxel

Casa Geraldo

Casa Moura

Casa Rodrigo

Casa Soncini

Casa Verrone

Cave das Vertentes

Davo

Epamig

Estrada Real

Fazenda Santa Rita

Góes

Locanda do Vale

Maria Maria

Mil Vidas

Raízes do Baú

Rastelli Vineyardes

Rio Manso

Sacramento’s Wine

Stella Valentino

Tenuta Giarolla

Terras Altas

Terras de Carvalho

UVVA

Villa Santa Maria

Vinhos Michelleto

Vinícola dos Montes

Vivert

1300 Estate

 

Anote na agenda

A 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022 será realizada dia 05 de novembro, 17horas, no Parque de Evento de Bento Gonçalves – RS, com transmissão ao vivo pelo Facebook, Instagram e YouTube da ABE.

Publicações Relacionadas

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!