A maior feira da indústria de vinhos e destilados das Américas, a ProWine São Paulo, começa nesta terça-feira (3) nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Mais de 1.000 marcas já confirmaram presença. A estrutura está pronta para receber as melhores empresas do setor, trazendo soluções inovadoras para um grandioso ambiente de negócios. O evento vai até a próxima quinta-feira, 5 de outubro, das 12h às 19h.
Entre os destaques da feira está a Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), que está fechando mais um ano de grandes realizações no setor vitícola brasileiro. Ao longo de 2023, a entidade, com sede em Caldas, Sul de Minas Gerais, vem consolidando um ambicioso e detalhado projeto de certificação e de expansão dos Vinhos de Inverno.
A Anprovin está posicionada num ponto estratégico do pavilhão. O estande da associação fica à direita da porta principal de entrada. Várias vinícolas associadas à Anprovin já confirmaram presença.
“A ProWine é um grande cartão de visitas do nosso segmento. A Anprovin chega nesta terça-feira ao evento mostrando a força de nossos vinhos, que vivem momento singular, com reconhecimento nacional e internacional”, afirma o diretor de marketing da Anprovin, Marco Antonio Carbonari. Para ele, as sucessivas premiações dos associados da Anprovin mostram o quanto o setor está estruturado, colhendo os frutos que foram plantados ao longo dos últimos anos.
A associação é um dos pilates do agro na viticultura.
Ela representa 44 vinícolas associadas, a maioria delas estabelecida no Sudeste brasileiro. Esses produtores associados somam aproximadamente 1,2 milhão de pés de uva plantados em suas propriedades, o que equivale a uma produção anual de 888 mil toneladas de uva colhidas em 318 hectares. Isso resulta em 488 mil litros de vinho ou 651 mil garrafas de 750ml.
O plantio das uvas que resultam em Vinhos de Inverno dos associados está distribuído, percentualmente, da seguinte forma pelos estados: 51% (MG), 21,3% (SP), 19,1% (BA), 6,8% (DF), 1,7% (GO) e 1% (MT).
O Vinho de Inverno é resultante de uma técnica cada vez mais consolidada. É a chamada dupla poda, quando os produtores invertem o ciclo da videira, de forma a fazer duas podas no ano. Assim, as uvas chegam com grau de maturação ideal para serem colhidas no Inverno, período de pouca chuva, alta incidência do sol e grande amplitude térmica, com clima ameno e frio.
E na viticultura brasileira, quando se ouve o nome de Murillo de Albuquerque Regina a primeira coisa que vem à mente é o universo do Vinho de Inverno.
Pesquisador, produtor e empreendedor, Murillo de Albuquerque Regina é o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), entidade fundada em 2016 com o objetivo de apoiar o produtor, estabelecer parâmetros técnicos e, de forma ousada e pioneira, construir, implementar e expandir a Marca Coletiva Vinhos de Inverno.
Novidades na feira
Ao longo dos 3 dias de evento, a feira ProWine São Paulo exibirá uma seleção de produtos exclusivos provenientes de países ainda pouco explorados no mercado brasileiro, entre eles Irlanda, Grécia, Israel, Turquia, Moldávia, Líbano, dentre outros. Essa promissora oportunidade permitirá aos participantes conhecerem e se familiarizarem com esses produtos inovadores e pouco conhecidos até então.
A expectativa é receber 10 mil visitantes pelos estandes durante o evento (25% de crescimento) para que desfrutem de novos conhecimentos e experiências sobre regiões, terroir e diferentes culturas, tudo isso de maneira exclusiva, o que consequentemente trará oportunidades de negócios. Quem estiver inscrito no evento, poderá participar de fóruns exclusivos. Confira a programação neste link: https://prowinesaopaulo.com/prowineforum/
A ProWine é uma iniciativa da Emme Brasil e Inner Group, em sociedade com a Messe Düsseldorf, organizadora da maior feira de vinhos e destilados do mundo, a ProWein, na Alemanha.
As inscrições para visitantes são através do site: https://prowinesaopaulo.com/
Nas redes sociais: @prowinesaopaulo