A construção do Laboratório de Certificação de Vinhos, resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), já é uma realidade. Começaram nesta semana as obras de terraplenagem onde será erguida a estrutura. O futuro laboratório ficará no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, situado no PAD-DF, uma das regiões produtoras de Vinho de Inverno.
O investimento sela um marco histórico da vitivinicultura brasileira e coloca o segmento da dupla poda num patamar ainda mais elevado do mercado nacional.
A movimentação do maquinário na área do laboratório em Brasília é um marco histórico desde que o convênio foi assinado no ano passado. Na ocasião, a Anprovin foi representada no evento de celebração do acordo por seus diretores Claudio Góes (presidente), Ronaldo Triacca (Relações Institucionais) e Valério Marega Jr (Marketing). E a ABDI foi representada por seu presidente, Ricardo Capelli.
A inovadora estrutura de certificação tem o objetivo central de fortalecer a cadeia produtiva do setor vitivinícola brasileiro, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável. A agência destinou R$ 3,4 milhões para a construção do espaço, que será um dos mais modernos laboratórios de certificação do vinho no Brasil.
Ele atenderá aos associados da Anprovin, mas também aos demais produtores brasileiros.
Na última Assembleia Geral Ordinária da Anprovin, realizada em São Roque (SP), no dia 28 de março, os associados aprovaram o item que define a abertura de uma filial da Anprovin em Brasília para a gestão do laboratório.
“É um momento emocionante ver o início das obras, transformando em realidade uma ideia que tivemos e que levamos à ABDI”, salienta Ronaldo Triacca, diretor institucional da Anprovin. A associação conta hoje com 51 vinícolas associadas. Os Vinhos de Inverno, resultantes da bem-sucedida técnica da dupla poda, são produzidos em seis regiões no País por meio dos associados (São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro).