Os Vinhos de Inverno seguem mostrando ao mundo a sua qualidade e a sua personalidade. Concebidos a partir da técnica da dupla poda, esses rótulos trilham um caminho de reconhecimento e prestígio, referendados não só pela importância que vem ganhando no cenário vitícola brasileiro, mas também pelas premiações que sistematicamente têm alcançado. O resultado da Decanter 2022 reforça isso, já que os vinhos de Inverno marcaram forte presença no concurso.
Os produtores de Vinhos de Inverno que tiveram rótulos premiados na Decanter 2022 são os associados Sacramentos Vinifer (Sacramento, MG), Bárbara Eliodora (São Gonçalo do Sapucaí, MG), Maria Maria (Três Pontas, MG), Casa Geraldo (Andradas, MG), Terras Altas (Ribeirão Preto, SP) e Casa Verrone (Itobi, SP).
A diretora técnica da associação, Isabela Peregrino, mais uma vez enalteceu o trabalho das vinícolas. Isabela é a enóloga responsável pelo rigor e qualidade dos vinhos das associadas à Anprovin.
Um outro concurso, o Brazil Wine Challenge, um dos mais prestigiados da América, rendeu-se à excelência dos Vinhos de Inverno. Único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), é realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), numa ação de valorização e promoção da cultura do vinho. Em 2022, chega a sua 11ª edição consolidado, batendo novo recorde. Foram 903 amostras de 15 países. Em oito júris, 74 especialistas de oito países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai), participaram das degustações no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho.
As vinícolas associadas da Anprovin somaram 30 medalhas de ouro, corroborando cada vez mais que Vinho de Inverno é sinônimo de qualidade analítica e sensorial.
Mereceram o reconhecimento dessa importante premiação os associados da Anprovin Casa Geraldo, Maria Maria, Vinícola Uvva, Vinícola Davo, Terras Altas, Bárbara Eliodora, e Vinícola Góes.
O presidente da Anprovin, Murillo de Albuquerque Regina, ficou extremamente satisfeito com os resultados e aproveitou para enviar os parabéns a todos os produtores. “Todas essas premiações fazem parte de um contexto de crescimento e consolidação dos Vinhos de Inverno. Mostram que estamos no caminho certo”, exaltou.
Recentemente, uma das competições mais prestigiadas do mundo, a International Wine Challenge, também havia dado destaque aos Vinhos de Inverno. Rótulos de vinícolas associadas à Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) estiveram entre os seletos vencedores, caso da Bárbara Eliodora, Maria Maria e Estrada Real.