Os quatro dias do 1º Festival de Vinhos de Inverno e Espumantes do Sudeste nos elegantes salões do Palace Casino, em Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais, foram um atestado inequívoco do sucesso do evento. A avaliação é da direção da Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), organizadora da feira. Para a diretoria, o evento superou as expectativas e demonstrou que a cadeia da viticultura brasileira, em especial a da dupla poda, está construindo o seu espaço de forma sustentável e promissora.
O presidente da Anprovin, o professor, produtor e pesquisador Murillo de Albuquerque Regina, e a diretora técnica da associação, a enóloga Isabela Peregrino, fizeram questão de agradecer o apoio recebido para a viabilização do evento. Eles gravaram um vídeo onde reconhecem a gratidão pelos patrocinadores, incentivadores, profissionais de mídia, público presente e produtores, tanto os que puderam expor seus vinhos no evento, quanto os que seguiram em suas propriedades aperfeiçoando a sua produção.
“Deixamos nossos sinceros agradecimentos por todos aqueles que nos ajudaram e contribuíram de uma forma brilhante para que esse evento chegasse ao público. O evento superou as expectativas”, afirmou Murillo. “A ideia é que esse evento se torne anual”, completou o presidente da Anprovin. “Já vamos começar a planejar o nosso próximo evento. A gente se vê em 2023”, finalizou Isabela Peregrino.
VEJA O VÍDEO DE AGRADECIMENTO
Murillo e Isabela ressaltaram que há muito ainda a se fazer, mas reforçaram que a Anprovin acertou em fazer o festival, já que foi uma grande oportunidade de abrir uma vitrine ainda maior para a excelência dos Vinhos de Inverno produzidos pelas vinícolas associadas.
O evento marcou também o lançamento do selo que reforça a autenticidade dos Vinhos de Inverno. Este selo está configurado como um QRCode que permitirá ao consumidor conhecer detalhes de origem do vinho, ou seja, as informações técnicas e sensoriais que a bebida carrega e oferece. O selo apresenta ainda dados do lote de produção, registro no Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), altitude, latitude e produção daquela safra.
O selo inclui a seguinte chancela: Vinho fiscalizado, certificado e qualificado pela ANPROVIN, conforme estatuto e regulamento interno do uso da marca coletiva “Vinhos de Inverno”.
O evento aconteceu no feriado prolongado de Corpus Christi e contou com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), do governo estadual mineiro, da Sandrizzo Metalúrgica, da TuttoVino e da Amazon Group. Além disso, teve o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, da Sicoob, Convention Bureau e do Armazém da Vila – Bar, Vinho e Gastronomia, também de Poços. A organização ficou a cargo da Prisma Eventos, com divulgação da Master Comunicação e cerimonial de Thais Cobra.
A cerimônia contou com a participação dos diretores da Anprovin, do prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, e da coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da Epamig, Renata Vieira da Mota. Um grande público visitou o festival nos quatro dias.