Lideranças do agronegócio, pesquisadores, produtores e autoridades compareceram em peso à abertura da segunda edição do Festival de Vinhos de Inverno, que acontece entre 16 e 18 de junho em Campos do Jordão. O evento foi aberto por uma reunião da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados, encontro da qual participaram o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, e o secretário-executivo da Pasta, Marcos Renato Böttcher. Também prestigiou a abertura o secretário de Turismo e Viagens do governo paulista, Roberto de Lucena.
O enoturismo pautou a agenda do encontro da Câmara Setorial. Com a expansão do setor vitícola no estado e a consolidação dos projetos enogastronômicos de dezenas de vinícolas, esse segmento vem ganhando cada vez mais relevância econômica. O impacto tem sido direto na geração de emprego e de renda, além do desenvolvimento de rotas para incentivar novas experiências. O turismo gastronômico é aquele que visa a conhecer e apreciar o universo dos vinhos, com passeios pelas regiões que se dedicam à produção vitivinícola e, claro, experimentar seus vinhos.
O secretário Antonio Junqueira afirma que o Estado trabalha forte para desenvolver esses roteiros e fortalecer o turismo rural.
“Temos ótimos lugares e rotas maravilhosas que passam por vinícolas excelentes. O Programa Rotas Rurais terá um papel fundamental nesse trabalho de endereçar esses produtores que estão no campo. Estou extremamente feliz com este projeto. Hoje no Estado já são mais de 200 vinícolas em 49 municípios. Volto a afirmar, vinho é um ótimo alimento”, disse o secretário Junqueira, conforme material divulgado pelo site oficial do governo paulista.
A Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados é presidida pela produtora Célia Pinotti Carbonari, produtora de vinhos na região de São Bento do Sapucaí (SP), perto de Campos do Jordão. Sua vinícola, a Villa Santa Maria, produz os rótulos Brandina e é uma das 18 representadas no festival. Durante a reunião, Célia apresentou os trabalhos que estão sendo realizados no setor.
“A gente tem trabalhado bastante para fortalecer a cadeia da viticultura. E uma das nossas apostas é o enoturismo, que tem grande potencial. Com a parceria entre a iniciativa privada e o poder público, temos certeza de que vamos alavancar essa cultura”, destacou Célia.
Câmaras Setoriais
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento possui atualmente 43 Câmaras Setoriais, sendo 32 setoriais e 11 temáticas. O coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos Faria, esteve presente no evento e destacou que as Câmaras Setoriais buscam o contínuo fortalecimento do agronegócio paulista e a interlocução entre o setor privado e público, que congrega todos os agentes das cadeias produtivas para a identificação de oportunidades e definição das ações prioritárias de interesse para o agronegócio paulista e seu relacionamento com os produtores rurais.
As Câmaras Setoriais e Temáticas têm a função de orientar e propor políticas públicas com vistas ao aprimoramento constante das práticas e tecnologias de produção rural e da relação sinérgica entre o campo e os demais segmentos e instituições da sociedade.
Esse elo entre governo e setor privado resulta em um mecanismo democrático e transparente de participação da sociedade na formulação de políticas públicas.
Festival de Vinhos de Inverno
O secretário Antonio Junqueira foi o responsável em declarar aberto o II Festival de Vinhos de Inverno, no Grande Hotel Campos do Jordão. O evento, realizado pela Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), conta com a presença de viticultores, sommeliers, enófilos e apreciadores de vinho de todo o Brasil.
O festival é aguardado com grande expectativa pelos representantes da cadeia vitícola nacional, em razão da notável expansão do segmento dedicado aos vinhos de dupla poda, classificado como vinho de inverno.
A técnica de dupla poda altera o ciclo da videira para que as uvas tenham seu período de maturação mais favorável na estação mais fria do ano. Essas podas fazem com que a maturação e a colheita que, no Brasil, ocorre no Verão, mais tardar no início do Outono, ocorra no Inverno.
Estiveram presentes nos eventos os prefeitos de São Bento do Sapucaí, Ana Catarina Martins Bonassi, e de Santo Antônio do Pinhal, Anderson José Mendonça, e o coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Alberto Amorim.