O1º Festival de Vinhos de Inverno e Espumantes do Sudeste teve grande repercussão na mídia segmentada e nos veículos tradicionais de comunicação. Esse é o balanço decorrente das centenas de citações, menções e conteúdos do evento, tanto em veículos impressos e digitais. Foi igualmente expressiva a repercussão nas mídias sociais, com postagens antes, durante e depois do festival, que aconteceu entre 16 e 19 de junho, no feriado de Corpus Christi, nos elegantes salões do Palace Casino, em Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais.
A direção da Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), organizadora da feira, ficou bastante satisfeita com a positiva ressonância do evento na mídia. Para a diretoria, o evento superou as expectativas e demonstrou que a cadeia da viticultura brasileira, em especial a da dupla poda, está deixando uma marca incontestável e oferecendo uma grande contribuição ao País. “Estamos no caminho certo”, celebrou Murillo de Albuquerque Regina, professor, produtor, pesquisador e presidente da Anprovin.
A lista de veículos digitais e impressos que publicaram reportagens sobre o festival é grande. Entre eles estão o jornal MG Turismo, com sede em Belo Horizonte, o jornal digital Hora Campinas, que produz conteúdo regional, o portal G1 Sul de Minas, do grupo Globo de Comunicação, a TV Poços, a PublinewsTV, a Brand News e sites como PoçosJá, Onda Poços e Área 35 e Guia Campos. Blogs como O Assunto é Vinho, Reserva 35 e Ana Cláudia Torpe10 também divulgaram o evento.
O festival também ganhou destaque importante no site oficial da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, apoiadora do evento.
Além da divulgação anterior e posterior ao evento, foram registrados no festival vários influenciadores e blogueiros, profissionais com reconhecido prestígio no meio, como Sérgio Bruxo, influenciador e sommelier profissional, e o sommelier profissional, influenciador, jurado e colunista da revista Prazeres da Mesa, Leandro Baena, criador da página Choro da Videira.
Depoimento
Outros dois jornalistas do segmento do Vinho e com atuação no universo corporativo também visitaram a feira como Kátia Novo e Paulo Nascimento. “Foi muito importante para nós, que somos apreciadores de vinhos, poder conhecer melhor a produção das vinícolas que estão adotando a dupla poda e a colheita de Inverno. Sem dúvida, é um divisor de águas na vinicultura brasileira”, afirmou Paulo ao site da Anprovin.
“O local escolhido para o encontro não poderia ter sido melhor, o Cassino Palace é realmente suntuoso e deu charme ao festival. Foi realmente um final de semana super proveitoso, enriquecido por novas experiências e novos conhecimentos, além da oportunidade de rever a sempre hospitaleira Poços de Caldas”, destacou o jornalista.
Vinícolas
A cobertura do evento também se deu de forma expressiva nos canais digitais das vinícolas participantes. Por meio de reportagens em seus sites próprios, além das redes sociais, as associadas deram ampla visibilidade ao festival e à sua participação.
Lançamento do selo
O evento marcou também o lançamento do selo que reforça a autenticidade dos Vinhos de Inverno. Este selo está configurado como um QRCode que permitirá ao consumidor conhecer detalhes de origem do vinho, ou seja, as informações técnicas e sensoriais que a bebida carrega e oferece. O selo apresenta ainda dados do lote de produção, registro no Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), altitude, latitude e produção daquela safra.
O selo inclui a seguinte chancela: Vinho fiscalizado, certificado e qualificado pela ANPROVIN, conforme estatuto e regulamento interno do uso da marca coletiva “Vinhos de Inverno”.
Patrocínio
O evento aconteceu no feriado prolongado de Corpus Christi e contou com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), do governo estadual mineiro, da Sandrizzo Metalúrgica, da TuttoVino e da Amazon Group. Além disso, teve o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, da Sicoob, Convention Bureau e do Armazém da Vila – Bar, Vinho e Gastronomia, também de Poços. A organização ficou a cargo da Prisma Eventos, com divulgação da Master Comunicação e cerimonial de Thais Cobra.
A cerimônia de abertura contou com a participação dos diretores da Anprovin, do prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, e da coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da Epamig, Renata Vieira da Mota. Um grande público visitou o festival nos quatro dias.