A edição da última sexta-feira (27) do Globo Repórter, programa jornalístico que aborda viagens, atualidades e aventura, trouxe uma ampla reportagem com temas muito apreciados pelos amantes da Serra da Mantiqueira. O programa esmiuçou assuntos enogastronômicos, resgatando histórias empreendedoras e mostrando o impacto desses investimentos no enoturismo e na economia de forma geral.
Um dos assuntos explorados pelo programa, que teve como repórter o jornalista Paulo Gonçalves, da EPTV Campinas, foi a história da vinícola Maria Maria, situada em Boa Esperança (MG), às margens do Lago de Furnas. O empreendimento integra a lista das mais de 40 vinícolas brasileiras associadas à Anprovin.
Esse trecho da ampla reportagem, que falou também sobre queijos e azeites, resgatou as origens da Maria Maria, cuja história está ligada a um episódio do produtor Eduardo Junqueira Nogueira Júnior.
O programa narrou que o empreendedor teve um problema cardíaco nos anos 2000 e que foi aconselhado pelo seu médico a trocar a cervejimha pelo vinho. “Ele falou que a cerveja não fazia mal ao coração, mas que o vinho fazia bem”, recordou o produtor, que deu a entrevista ao lado do filho Eduardo Neto, lembrando dos benefícios moderados do vinho como fator protetor do coração e de como ele pode reduzir os eventos cardiovasculares.
Na Maria Maria, as primeiras videiras foram plantadas em 2009 na Fazenda Capetinga. Hoje são mais de 21 hectares plantados com as variedades Syrah e Sauvignon Blanc, que seguem os princípios de sustentabilidade oriundos do cultivo de café.
O café, aliás, foi mencionado na reportagem de Paulo Gonçalves.
Ele ouviu trabalhadores que migram da lavoura cafeeira para os vinhedos da dupla poda, aproveitando a técnica dos Vinhos de Inverno e mantendo seus empregos. É só atravessar “a rua”, já que os vinhedos ocupam 3% da fazenda de café de propriedade da família. O Globo Repórter salientou que a Maria Maria contou com o apoio técnico da Epamig para implantar a tecnologia da dupla poda. Veja no link abaixo a reportagem:
https://globoplay.globo.com/v/12065839/
O nome dos vinhos Maria Maria é uma homenagem ao cantor Milton Nascimento, conterrâneo de Eduardo.