Os apreciadores do vinho nacional têm um encontro marcado em Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata Mineira, no próximo mês de agosto. Metrópole pujante, com indústria e comércio exponenciais, Juiz de Fora reúne todas as virtudes de um lugar acolhedor. Cultura, arte, turismo, clima e tradição se misturam aos atributos mais notáveis do município de quase 600 mil habitantes, o quarto mais populoso de Minas Gerais.
Desta vez entra em cena o vinho, que será o grande protagonista do JF Wine Festival. O evento vai de 29 de agosto a 2 de setembro. A Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) é uma das patrocinadoras do JF Festival. Pelo menos seis vinícolas associadas à Anprovin já confirmaram presença: Primeira Estrada, Bárbara Eliodora, Casa Geraldo, Maria Maria, Cave das Vertentes e Vinícola Góes. Outros associados devem fazer do evento e confirmar a participação ao longo do primeiro semestre.
Além da Anprovin, patrocinam o JF Wine Festival o Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Juiz de Fora, o Sindicomércio de Juiz de Fora, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora (SHRBSJF), a Rezende & Roriz Incorporação e Construção e Tiago’s Distribuidora. A realização é da RS Empreendimentos, com apoio da Atwork e da Confraria T3Wine.
Para o organizador do evento, Marcelo Sepúlveda, a parceria com a Anprovin enobrece o evento e abre a oportunidade para que os visitantes possam ter a satisfação de degustar os Vinhos de Inverno produzidos pelos associados da entidade. Trata-se da primeira edição do JF Festival, o que tem mobilizado toda uma cadeia de apoiadores e de personagens da viticultura brasileira. “Vamos promover o vinho nacional e, principalmente, os Vinhos de Inverno”, resume o organizador. “Muitas atrações estão sendo preparadas. Queremos fazer uma bela feira”, finaliza Marcelo.
Ele, inclusive, já se encontrou com o presidente da Anprovin, Murillo de Albuquerque Regina, ocasião em que externou seu entusiasmo pela grande força dos Vinhos de Inverno no País e pelo grande potencial de mercado que este segmento está construindo.
Além da presença dos expositores na feira, o JF Festival terá em sua programação uma série de eventos agregadores do enoturismo, como jantares harmonizados e aulas ministradas por professores do Senac sobre harmonização, temperatura e serviço de vinho. São esperados não só amantes do vinho como influenciadores e agentes do mercado vitícola.