A Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) marcou presença no Rio Wine and Food Festival (RWFF). A entidade foi representada pelo presidente Claudio Góes, que palestrou no Seminário Vinho & Mercado, onde falou também como empresário e CEO da Vinícola Góes e como ex-prefeito de São Roque, município com forte vocação vitivinícola. O Rio Wine ocupou diversos espaços icônicos da capital carioca, numa mostra itinerante e com grande visibilidade na mídia.

O painel da qual Claudio Góes participou contou também com a participação de dois prefeitos entusiastas do vinho: Gutinho Bernardes (Areal-RJ) e Juliana Araújo (Morro do Chapéu-BA). Em comum, a importância do incentivo ao desenvolvimento dos municípios através do enoturismo. No encontro entre os três gestores, ficou evidente que os municípios que se capacitarem para isso têm força suficiente para liderar novas rotas e experiências ligadas ao vinho.

 

“Foi uma oportunidade valiosa para debater os caminhos do setor: enoturismo, comercialização, tributação, dados de consumo e os desafios legais que impactam nossa atividade. Um evento plural, com visões complementares e muito conteúdo relevante”, destacou o presidente.

 

“Tive a honra de palestrar sobre o papel transformador do enoturismo no Brasil — e especialmente em São Roque, que é um exemplo vivo de como o turismo do vinho pode impulsionar desenvolvimento, empregabilidade e atrair investimentos criando novas conexões com os consumidores”, reforçou.

Claudio Góes falou também sobre a força dos Vinhos de Inverno, elencando a história de pioneirismo, consolidação e sucesso dos vinhos obtidos a partir da bem-sucedida tecnologia da dupla poda. “O Brasil tem todas as condições para ampliar o consumo de vinhos e crescer com sustentabilidade. E eventos como esse aquecem o setor, fortalecem as pontes e mantêm o debate vivo”, finalizou.

Idealizado pelos prestigiados Marcelo Copello e Sérgio Queiroz, nomes de alta reputação no mercado de vinhos, o festival estreou no Rio de Janeiro em 2013 com a proposta de democratizar o vinho e aproximar pessoas deste universo. Hoje, encorpado e mais bem estruturado, o evento reúne música, gastronomia, conhecimento e celebração em cada edição.

 

O presidente da Anprovin também elogiou a organização do Rio Wine. “Gostaria de parabenizar os organizadores pela estrutura e excelência dos debates”, resumiu Claudio Góes.

 

Num dos circuitos do evento, o Rio Wine VillageMall ofereceu aos visitantes a oportunidade de explorar o melhor do universo vitinícola em um só lugar e viver uma experiência única. A agenda terminou nesta semana. 🍷

 

 

Publicações Relacionadas

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!