Os Vinhos de Inverno foram o grande destaque da edição do jornal eletrônico Record News Rural da última quarta-feira, dia 26 de fevereiro. O programa realçou a recém-conquista da Indicação Geográfica do Sul de Minas para os Vinhos de Inverno e abordou o bom momento do setor.

Sob apresentação da jornalista Kelly Godoy, o programa entrevistou o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), Claudio Góes. Ele discorreu sobre os avanços no segmento da dupla poda no Brasil, mostrando a excelência dos produtores e as conquistas nacionais e internacionais de seus vinhos.

 

Claudio Góes passou um panorama do setor, fazendo uma avaliação sobre mercado, competitividade e qualidade dos produtos.

 

O processo que resultou na IG foi conduzido pelo Núcleo Regional dos Produtores de Vinho de Inverno do Sul de Minas (NRPROVIN-SM). Foi uma soma de esforços que reuniu produtores locais e suporte técnico de instituições como o Grupo Vitácea Brasil, Embrapa, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), EPAMIG e o suporte jurídico do escritório Fenelon Advogados.

É lá onde tudo começou, ou seja, é no Sul de Minas que a técnica da dupla poda nasceu, a partir das pesquisas conduzidas pelo professor Murillo de Albuquerque Regina, ex-presidente da Anprovin.

 

A IG Sul de Minas é um selo que outorga reconhecimento oficial à tipicidade e qualidade dos vinhos produzidos nesta região.

 

O Record News Rural é exibido nacionalmente, com quase quatro milhões de inscritos no YouTube. Na longa entrevista, a jornalista perguntou sobre os impactos práticos da concessão da IG Sul de Minas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), além de abordar com o presidente da Anprovin os desafios do setor, como custos, carga tributária, certificação e autenticidade, entre outros temas.

 

Publicações Relacionadas

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!