Veículos de comunicação de abrangência nacional, além de sites, blogs e canais dedicados ao universo do vinho, deram ampla repercussão à conquista da Indicação Geográfica (IG) ‘Vinhos de Inverno do Sul de Minas’. O selo, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), outorga reconhecimento oficial à tipicidade e qualidade dos vinhos produzidos nesta região.

As reportagens destacaram o ótimo momento dos Vinhos de Inverno, relataram o processo que resultou na conquista e lembraram do pioneirismo do Sul de Minas Gerais, justamente onde começaram os estudos – conduzidos pelo então pesquisador Murillo de Albuquerque Regina – da bem-sucedida técnica da dupla poda.

 

A IG Sul de Minas é a primeira indicação da Região Sudeste e também a primeira que envolve os Vinhos de Inverno, obtidos portanto a partir da técnica da dupla poda.

 

O tema da IG Sul de Minas inspirou redações de várias regiões do Brasil. Confira onde o Vinho de Inverno foi destaque: Brasil de Vinhos, Agência Sebrae, portal GovBr, CNN Brasil, site Onda Poços, Folha/UOL, ProWineSP, Hora Campinas, CBN/Momento do Brinde com Suzana BarelliAgroEmCampo, entre outros espaços na mídia

A jornalista Suzana Barelli, aliás, dedicou o seu espaço em rede nacional no programa da CBN, no último dia 13, para falar sobre a conquista. Ela explicou para o apresentador Carlos Alberto Sardenberg e para os milhares de ouvintes que, no mundo dos vinhos, “a indicação geográfica é uma certificação que delimita áreas de produção, regras de cultivo e variedades permitidas para garantir identidade e qualidade”.

Entenda

O processo que resultou na IG foi conduzido pelo Núcleo Regional dos Produtores de Vinho de Inverno do Sul de Minas (NRPROVIN-SM). Foi uma soma de esforços que reuniu produtores locais e suporte técnico de instituições como o Grupo Vitácea Brasil, Embrapa, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), EPAMIG e o suporte jurídico do escritório Fenelon Advogados.

Hoje, o setor segue em expansão, colhendo frutos bem-sucedidos de uma tecnologia que modificou as fronteiras do vinho brasileiro. Os Vinhos de Inverno são produzidos em oito regiões no Brasil. (MG, SP, RJ, BA, MT, DF, GO e MS). Ao todo são mais de 50 vinícolas associadas. A estimativa é de 450 hectares de área plantada para Vinhos de Inverno, somando as áreas de todos os associados.

Publicações Relacionadas

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!