Os Vinhos de Inverno seguem emplacando prêmios e reconhecimento. Desta vez, duas vinícolas da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), ambas mineiras, foram destaque num dos guias mais relevantes do mundo, o Descorchados. A Sacramentos Vinfiner, de Sacramento, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, foi eleita a Vinícola do Ano pela publicação. E a Alma Gerais, localizada no distrito de Macaia, Bonsucesso, Sul de Minas, teve três vinhos premiados no guia.
O lançamento da 27ª edição do Guia Descorchados, o maior guia de vinhos da América do Sul, aconteceu na semana passada em dois eventos (São Paulo e Rio). O encontro reuniu centenas de produtores, enólogos e sommeliers. A Anprovin foi representada no lançamento ocorrido na capital paulista. A diretora técnica da associação, Aline Mabel, marcou presença.
Para o presidente da Anprovin, Claudio Góes, o reconhecimento a duas vinícolas da associação reforça a convicção dos diretores de que o caminho trilhado está sendo bem-sucedido.
“Mostramos para o Brasil e também para o mundo do vinho que a técnica da dupla poda transformou e qualificou a produção de nossas regiões produtoras. É um orgulho imenso fazer parte deste movimento transformador da vitivinicultura brasileira. Parabéns, mais uma vez, aos produtores premiados e a todos os nossos associados que têm feito um trabalho extraordinário”, elogiou Claudio.
A diretora técnica Aline Mabel reforçou os parabéns. “O evento do Descorchados é extremamente importante e reforça a visibilidade de nossos associados e da Anprovin perante as vinícolas da América do Sul”, destacou Aline. O Descorchados é considerado o “Oscar” do vinho na América do Sul.
Além de eleita pelo guia como a Vinícola do Ano, a Sacramentos Vinifer emplacou quatro vinhos medalhados na publicação: 1) Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 foi destaque com 93 pontos, sendo eleito o Melhor Tinto, Melhor Sudeste e Melhor Vinho de Minas Gerais pelo prestigiado guia; 2) Sacramentos Sabina Entre Serras Syrah (92 pontos); Espumante Sacramentos Sabina Extra Brut Rosé 2023 (92 pontos) e Sabina Extra Brut (91 pontos).
Já a Alma Gerais teve três vinhos premiados no guia: Alma Gerais Sauvignon Blanc (91 pontos); Alma Gerais Pét-Nat Rosé (91 pontos) e Alma Gerais Syrah (90 pontos).
“Estamos no caminho certo, com muitos projetos e ideias a serem desenvolvidos, fortalecendo o nosso setor. Eu falo sempre: unidos somos mais fortes”, finalizou Claudio Góes, presidente da Anprovin.