O vinho paulista vive o seu melhor momento. Expansão consistente da área plantada, crescimento extraordinário da produção de vinhos, consolidação de uma ampla rede de estruturas enoturísticas, qualificação da mão de obra, geração robusta de renda para toda a cadeia vitícola e reconhecimento nacional e internacional atestado por premiações de renomados concursos. Este é o atual cenário da viticultura no estado de São Paulo.

Uma iniciativa que acaba de ser estruturada é o projeto Wines of São Paulo, que tem ganhado visibilidade no cenário nacional. A ideia sela a união de empreendimentos do setor. O objetivo é trabalhar na expansão dos vinhos produzidos no estado, especialmente os oriundos da técnica da dupla poda, que resulta na produção dos chamados Vinhos de Inverno.

A Wines of São Paulo tem como meta central promover os vinhos produzidos no estado para o mercado interno e externo. Outro foco da Wines of São Paulo é a comercialização de vinhos premium em restaurantes e hotéis de luxo, para um público qualificado. A ideia é tornar os vinhos paulistas um objeto de desejo entre seu público cada vez mais exigente e trabalhar para que os rótulos paulistas sejam cada vez mais conhecidos e apreciados.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), o estado de SP responde por quase 25% da produção nacional do segmento da dupla poda. O cultivar mais plantado e que melhor se adaptou é a uva Syrah. Mas há outras variedades de grande resposta produtiva. Não se faz vinho bom de uva ruim, é a máxima de quem conhece do ofício.

 

Esta iniciativa foi tema de reportagem da Revista Wine, uma das mais importantes do segmento no Brasil, em sua edição de fevereiro.

 

O texto detalha o projeto, que é liderado pelo empresário Luiz Biagi, um dos mais influentes e admirados do agronegócio brasileiro. Biagi é o proprietário da Fazenda Cravinhos, a 20km de Ribeirão Preto, uma região historicamente quente e que poderia ser considerada inadequada para a produção de uvas e vinhos. O projeto teve início no final de 2019, após o empresário visitar outras vinícolas no Interior de São Paulo e se convencer de que aquela região era propícia para a produção de uvas viníferas.

“Minha inspiração para esta iniciativa veio dos amigos Paulo Brito, da Vinícola Guaspari, e Beto Lorenzato, da Vinícola Marquese Di Ivrea, ao visitar suas vinícolas, já consolidadas, no Interior de São Paulo”, explica Luiz.

O empresário reforça que a Wine of São Paulo surgiu, portanto, da percepção de que era preciso unir as vinícolas do estado de São Paulo que produzem e comercializam vinhos de alta qualidade. “Essas empresas também atuam no ramo do enoturismo, ou turismo enogastronômico, e possuem interesses comuns”, acrescenta.

Das oito vinícolas que integram a rota da Wines of São Paulo, cinco são associadas da Anprovin: Casa Verrone (Itobi), Villa Santa Maria (São Bento do Sapucaí), Terras Altas (Bonfim), Guaspari (Espírito Santo do Pinhal) e Família Davo (Ribeirão Branco). Completam a lista Vinícola Biagi (Cravinhos), Marchese di Ivrea (Ituverava) e Arcano (Franca).

 

 

Murillo Regina

A reportagem da Revista Wine sobre a iniciativa das vinícolas paulistas contextualiza a origem dos Vinhos de Inverno. Ela abre o texto ressalvando que elas têm produzido vinhos de qualidade premium e que têm alcançado prêmios nacionais e internacionais “graças a rótulos que nasceram de uma ideia genial do engenheiro agrônomo Murillo de Albuquerque Regina”, o presidente da Anprovin.

A revista salianta que a técnica de dupla poda e a colheita no Inverno colocaram São Paulo definitivamente no mapa do vinho brasileiro. O texto menciona o trabalho de Murillo como pesquisador com doutorado em viticultura pela Universidade de Bordeaux II, na França. “Ao criar, experimentar, desenvolver e ter sucesso com a técnica da dupla poda (que retarda a maturação dos frutos para que a colheita ocorra no Inverno, quando as condições climáticas são ideais nesta latitude) em uma fazenda em Três Corações/MG, entre 2001 e 2003, Albuquerque Regina abriu caminho para uma crescente vitivinicultura se estabelecer no estado de São Paulo — e em Minas Gerais e outros estados também”, narra a revista Wine.

 

Importância

Outro ponto que a Wines of São Paulo destaca, conforme observam seus gestores, é a desmistificação de que não existem bons vinhos nacionais. Parte dos consumidores não compra garrafas brasileiras porque desconhece sua qualidade.

 

Hoje, a técnica da dupla poda permite um salto gigante na qualidade dos vinhos.

 

A Wines Of São Paulo deseja levar ao consumidor brasileiro essa conscientização, sobre a excelência dos vinhos e a grande cadeia do enoturismo que está se formando. Esta cadeia, inclusive, é grande geradora de empregos, com boa remuneração e qualificação, capaz de criar experiências de turismo muito marcantes e memoráveis, sem que as pessoas precisem viajar tão longe para isso, como faziam até bem recentemente.

Outro ponto forte é que esses excelentes vinhos podem movimentar fortemente a economia, fomentando a indústria, comércio, turismo e serviços, gerando empregos qualificados, recolhendo impostos, fortalecendo a cadeia hoteleira, a gastronomia, a logística de transportes de pessoas e produtos, criando ainda ótimas opções de lazer.

 

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