A Expovitis Brasil 2024 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo, que acaba de ser realizada em Brasília, foi um grande sucesso de público e de visibilidade. O evento entrou definitivamente na agenda brasileira do vinho, movimentando toda a cadeia produtiva e também o segmento que dá suporte a esse importante setor do agro nacional.
O sucesso foi igualmente repetido no 3º Festival Anprovin de Vinhos de Inverno, que aconteceu simultaneamente à Expovitis. O festival contou com a participação de 25 vinícolas produtoras de Vinho de Inverno.
Para o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), Claudio Góes, o balanço é extremamente positivo. “Foi um marco em nossa história. Estamos construindo um novo cenário para o vinho brasileiro, com ampla diversidade de regiões produtoras e uma agenda importante de debates de temas essenciais para o nosso segmento”, afirmou Claudio.
O dirigente também aproveitou para parabenizar a organização da feira e agradecer a participação das vinícolas associadas à Anprovin. “Quero destacar o empenho de nossa diretoria e de todos os produtores de nossa associação”, elogiou.
“Parabéns a todos pelo trabalho duro e pelos excelentes resultados! Estamos no caminho certo!”, concluiu Claudio.
O evento
A Expovitis Brasil 2024 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo / 3º Festival Anprovin de Vinhos de Inverno atraiu, de sexta-feira a domingo (19 a 21 de julho), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, um público diversificado, entre produtores, expositores e visitantes apaixonados por vinhos.
O evento reuniu toda a cadeia brasileira produtora de vinhos, ao todo 73 vinícolas participaram da feira.
A iniciativa contou com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e de Turismo (Setur) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).
A feira teve também o patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ADBI). Ricardo Cappelli, presidente da agência, participou da cerimônia de abertura da feira, reforçando o compromisso da ABDI com o avanço do setor vitivinícola e com o desenvolvimento do agro.
A ideia da ABDI é apoiar e promover o agro de precisão para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos. É o agro 4.0.
O evento contou também com enogastronomia, enoturismo e palestras. O público pode fazer a degustação de mais de 250 rótulos nos estandes das vinícolas brasileiras, e ainda assistir aos shows de Kleiton e Kledir, Zeca Baleiro e 14 Bis.
Veja fotos:
Relacionamento e marketing
A Anprovin contou com a presença de vários diretores no evento, além de representantes e colaboradores de 25 vinícolas produtoras de Vinho de Inverno. Coube ao gerente-executivo da associação, o sommelier Marcelo José Grespan, ser um dos anfitriões da Anprovin, liderando a operação do estande, promovendo networking e reforçando a divulgação da marca coletiva Vinhos de Inverno e tudo que envolve a tecnologia da dupla poda.
Grespan ficou em Brasília nos três dias de evento, contando inclusive com o apoio do time de Comunicação e com material de divulgação. “Produzimos folderes para distribuição no evento, levando informação de qualidade ao público-visitante. Foi uma feira grandiosa, que alcançou todos os objetivos definidos pela Anprovin”, destacou o gerente-executivo.
Vinícolas participantes
Hoje, os Vinhos de Inverno são produzidos em oito regiões do País (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal). Esses produtores associados somam aproximadamente 1,2 milhão de pés de uva plantados em suas propriedades, o que resulta numa produção anual de aproximadamente um milhão de garrafas. A expectativa é triplicar esse número pelos próximos três anos.
Participaram da Expovitis Brasil 2024 e do 3º Festival Anprovin de Vinhos de Inverno um total de 24 vinícolas produtoras de Vinhos de Inverno. Veja quais: Alma Gerais, Sacramentos Vinifer, Vinícola Góes, Villa Santa Maria, Vinícola dos Montes, Estrada Real, Casa Geraldo, Vinícola Davo, Vinícola Barbara Eliodora, Oma Sena, Ercoara, Monte Alvor, Miro, Horus, São Patrício, Quartetto, Maria Maria, Alma Mineira, Villa Triacca, Casa Vitor, Marchese, Vinícola Brasília, UVVA, e Alto Cerrado.
Veja mais fotos:
Repercussão positiva e elogios
O diretor de marketing da Anprovin, Valério Marega Jr, fez questão de destacar a importância do evento dentro das recentes boas notícias do segmento dos Vinhos de Inverno. “Foi um megaevento. Teremos agora em Brasília um laboratório de ponta, impulsionado anualmente por uma feira desse calibre. Mudamos o epicentro da pesquisa e da viticultura”, reforçou, referindo-se à construção do maior e mais completo laboratório de certificação do vinho no Brasil.
Trata-se de um megacomplexo para análise físico-química disponível para a cadeia vitivinícola. A construção do laboratório, que ficará em Brasília, será possível em razão do apoio dado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que atendeu pleito da Anprovin para esta iniciativa.
O investimento, estimado em R$ 2 milhões por meio de verba não-reembolsável e dedicada integralmente a pesquisa e desenvolvimento, foi sacramentado durante visita do presidente da ABDI, Ricardo Capelli à Expovitis.
A direção da Vinícola Quartetto, com sede em Águas Lindas (Goiás), externou sua satisfação pelo sucesso o evento.
“Gostaríamos de parabenizar nossos amigos Ronaldo Triacca e Carlos Vitor pela organização da Expovitis, um evento excepcional. A feira foi extremamente bem organizada, com estandes localizados estrategicamente e montados de forma impecável, o que certamente contribuiu para o grande sucesso de público que vimos, demonstrando o interesse e apreço que o público está tendo pelos vinhos nacionais”, parabenizou a Quartetto.
“Gostaríamos de celebrar também a conquista da Anprovin com a aprovação para a construção do laboratório de certificação do vinho em Brasília, um passo significativo para o setor vinícola do nosso País. Nós do Quartetto já estamos ansiosos pela próxima Expovitis e confiantes de que ela será ainda mais grandiosa. Parabéns a todos os envolvidos!”, encerrou a associada.
O produtor Ronaldo Triacca, um dos idealizadores e organizadores da feira, enviou mensagem aos associados agradecendo o apoio e a confiança.
“Aproveito para agradecer os elogios sobre a Expovitis Brasil. De fato, foi acima da expectativa, e temos certeza que ano que vem será ainda melhor e maior. Essa feira será um divisor de águas para o vinho brasileiro, para os de Inverno. Será um grande palco para discussões de nossos gargalos e anseios. Ainda essa semana lançaremos a data da edição 2025”, escreveu Ronaldo.
“Muitíssimo obrigado a todos que nos prestigiaram, seja expondo ou participando. Estamos juntos para essa valorização do vinho nacional”, concluiu o produtor da Vinícola Brasília.